COVID-19 #8 - Estudo em Casa
Com a decisão de manter fechados os estabelecimentos de ensino até data a definir, há ajustes a fazer no sistema de ensino face àquilo que todos conhecemos.
De entre as medidas tomadas, destacam-se:
- O 3º período inicia-se a 14/4, terminando a 26 de junho e decorrerá totalmente à distância para alunos do 1º ao 10º ano.
- Para os alunos dos 11º e 12º anos, poderão ser retomadas as aulas presenciais [com medidas bastante rigorosas como o uso obrigatório de máscara], se a evolução da pandemia assim o permitir. Nesse caso, só serão presenciais as aulas das disciplinas sujeitas a exame específico para acesso ao ensino superior e os alunos só deverão frequentar presencialmente aquelas de que necessitam para esse fim. As restantes continuaram em regime não presencial.
- O calendário de exames foi adiado, passando a 1ª fase para 6 a 23 de julho e a 2ª fase para 1 a 7 de setembro.
- Os alunos só realizarão os exames que constituem provas de ingresso para o ensino superior. As restantes disciplinas terão como nota final apenas a classificação interna.
- Não se realizarão provas de aferição nem exames no 9º ano.
- Ainda não estão reunidas condições para o restabelecimento das atividades de creches e jardins-de-infância pelo que os mesmos continuarão encerrados até nova análise.
- O ensino à distância será complementado com conteúdos emitidos em canais de sinal aberto [telescola], nomeadamente conteúdos para o pré-escolar na RTP2 e conteúdos para o ensino básico na RTP Memória, distribuídos da seguinte forma:
PRÉ-ESCOLAR
ENSINO BÁSICO
Com a decisão de manter encerrados todos os estabelecimentos de ensino, será mantido o apoio excepcional dado a um dos progenitores, para que fique em casa com o(s) filho(s) até aos 12 anos, desde que - ATENÇÃO - o outro progenitor não esteja em teletrabalho.
As medidas tomadas aplicar-se-ão a todos os estabelecimentos de ensino, públicos e privados.
0 comentários