Registo de nascimento online

by - dezembro 14, 2020

Alguns - legitimamente - já terão estranhado a ausência por aqui. A verdade é que setembro trouxe mesmo tudo de bom 👶🏼 e entre fraldas, chuchas e maminhas [ah.. e umas aulinhas e frequências na faculdade 🤦🏻‍♀️ que doida se metia nisto?!] tem sobrado pouco tempo e o que sobra aproveito para dar um "alôzinho" nos stories do Instagram.

Esta segunda experiência da maternidade trouxe muitas novidades e talvez a mais evidente seja o estado pandémico em que vivemos desde março e as muitas alterações que provocou em todo o processo  🙏🏼 felizmente pudemos viver o parto a 3! 

As maternidades deixaram de ter disponíveis os balcões "Nascer cidadão" e todo o processo de registo e pedido de cartão do cidadão [que já estava muito fácil e célere] deu uns passos atrás. O registo de nascimento deve ser feito nos primeiros 20 dias de vida e, apesar de ser possível agendar marcação, é MUITO mais fácil fazê-lo online. Só precisam do comprovativo de nascimento (entregue na maternidade) e da chave móvel digital ou leitor de cartões (e respetivos códigos).

Como se faz?

Registar online
Quando acedem ao site encontram, do lado direito do ecrã "Registar nascimento online". É aí que iniciam o processo que basicamente se traduz no preenchimento de 4 formulários:
✔ Passo 1 - Dados do primeiro progenitor (alguns poderão já estar pré-preenchidos)
✔ Passo 2 - Dados do segundo progenitor
✔ Passo 3 - Identificação do bebé
✔ Passo 4 - Verbete estatístico (algumas questões estatísticas sobre os progenitores)
O passo 5 apresenta um resumo de tudo aquilo que foi preenchido.

Após a submissão, o primeiro progenitor recebe um e-mail do IRN - Nascimento online, a confirmar o pedido bem sucedido, informando ainda que o segundo progenitor recebeu um e-mail de notificação do processo que deverá aceitar/rejeitar no prazo máximo de 5 dias (também com CMD ou leitor de cartões). Só depois de aceite pelo segundo progenitor é que a certidão de registo é encaminhada para uma conservatória.

Depois disso, resta esperar. No nosso caso, confirmá-mos tudo no momento e 2 dias depois já tínhamos a certidão em pdf, enviada por e-mail. Alguns dias depois chegou o original pelo correio.

Recomendações importantes:
⚠️ Preencham o formulário num browser compatível com os sites do governo porque há uma última janela após a submissão que não abre em todos 😫 [já sabem deste fandango não é?! Safari e firefox não costumam funcionar, Edge e Chrome sim.]
⚠️ Precisam deste documento para fazer o pedido do cartão do cidadão. Mas NÃO PRECISAM de efetuar marcação para o cartão do cidadão. Se tentarem vão ser presenteados com uma vaga talvez para daqui a 3 ou 4 meses [com jeitinho já a criança tem dentes e já não pode ficar de boca aberta]. Já tinha partilhado mas nunca é demais lembrar - a prioridade [neste caso para bebés] continua a existir nestes espaços. Chegam à loja do cidadão/conservatória e dizem a quem está a controlar as entradas que vão fazer o CC do bebé. Se forem nos primeiros 20 dias só pagam metade do valor (7,5€) já para não falar de que despacham a questão dos números todos que são precisos (NIF, NISS, Utente). 

Foi útil? Partilhem com quem possa interessar.

Se tiverem dúvidas ou sugestões 👇🏼 comentem.

É capaz de interessar

0 comentários