Voto antecipado
Vamos dando baby steps na modernização e este é mais um deles.
Se até ao ano passado eram poucas as situações que permitiam o voto antecipado, desde as Europeias de Maio'19 que podemos fazê-lo, sem dar 'cavaco a ninguém' (Espero que usar o termo "cavaco" num post sobre eleições não fira suscetibilidades 😆) .
Chama-se voto em mobilidade e basicamente é o "votar onde queremos, um semana antes do outros".
Para tal, só têm que fazer a inscrição neste portal, entre o 14º e 10º dias anteriores à eleição, escolhendo uma das sedes de distrito ou das ilhas das Regiões Autónomas - ao todo são 29 os locais possíveis.
Deste modo votam no domingo imediatamente anterior à data marcada para as eleições e até, se quiserem, num distrito diferente daquele a que pertencem. Reduzem-se bastantes as desculpas para a abstenção não acham?
Para estas eleições (Legislativas'19) o voto antecipado em mobilidade é solicitado aqui, entre 22 e 26 de setembro, e o voto antecipado acontece no dia 29. Devido à afluência registada nas Europeias, o local de voto em Lisboa passa a ser a Reitoria da Universidade de Lisboa e no Porto o Pavilhão do Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal.
Não se esqueçam que numa sociedade democrática, fazemos parte das decisões. Basta votar! Só não temos é grande legitimidade para criticar tudo e todos quando preferimos ficar em casa nestes dias.
Era isto que vos faltava! para não faltarem com o vosso dever cívico?
0 comentários