Ecodicas #3

by - abril 15, 2019

Já tenho uma lista de indispensáveis na minha luta contra o plástico descartável e - sobretudo - desnecessário. Alguns são óbvios e - assim espero - usados pela maioria das pessoas, outros nem tanto.

Querem conhecê-los?

•  Sacos - talvez a primeira grande mudança. E não falo dos sacos para as compras de supermercado porque esses, movidos pela taxa criada em 2015, já todos usamos há muito, quanto mais não seja para poupar a carteira. Falo de todos os outros sacos que, sem darmos conta, inundam o nosso dia-a-dia. A minha consciencialização para este problema começou a partir do dia em que percebi o EXAGERO de sacos de plástico leve (aquele que se desfaz em microplástico) que se gasta nas frutas e legumes. Nos mercados, nas mercearias e principalmente nas grande superfícies onde os sacos estão ali, à mão de semear, sem qualquer regra ou limite. Desde há muito que me olham com ar desconfiado sempre que chego à caixa com tudo na mão e com as etiquetas coladas nas mãos, nos meus sacos, na lista de compras.  Felizmente as coisas estão a mudar e já há grandes cadeias de supermercados a dar novas alternativas. Confesso que a situação que me está a ser mais difícil incutir este hábito é nas compras de centro comercial - roupa, calçado e afins. O meu cérebro ainda não liga automaticamente o chip do saquinho quando decido ir a uma dessas grandes superfícies. Talvez seja o meu inconsciente a dizer-me que não tenho nada para comprar. 😆

• Garrafa de água - uso uma 24bottles e estou mega satisfeita. Já tinha usado outras marcas que acabavam por ganhar imenso cheiro e esta tem-se revelado impecável nesse aspeto. Para além da lindeza que é 😊. Poupamos no plástico mas também na atmosfera que se vai livrando de alguns kg de CO2. 

• Escova de dentes - Uma das últimas aquisições. Credo 😳, só agora, perguntam vocês. Sim, só agora. Tenho feito mudanças em prol do ambiente. Quando compro, tento a escolha mais ecológica. Mas, e se tiver tanto stock em casa que não preciso de comprar? Vou deitar fora? Óbvio que não. Já vos disse noutras ocasiões, quero ser ambientalmente responsável mas não parva. As escovas de dentes fazem parte do cabaz de natal que a empresa oferece pelo que nem sempre se compram. 
O mais pequeno já tem a sua Babu há algum tempo. Eu estou a conhecer a HydroPhil e estou muito satisfeita. 

• Guardanapos de pano - Neste momento só existem guardanapos de papel em casa para visitas e para a criança, por ainda se sujar demasiado em cada refeição. O gasto em detergente e água dos guardanapos de pano é irrisório pelo que poupamos atualmente algum plástico e bastante papel aqui por casa com esta mudança. Estes são da Zara Home.

• Toalhas e discos desmaquilhantes - Comecei pelas toalhas - da Primark - e agora acrescentei os discos. Aparentemente servem o mesmo propósito mas utilizo-as de diferentes formas. As toalhas gosto de usar quando passo água micelar em toda a cara ou quando faço exfoliação. Já os discos - da Cor de Lavanda - acho ótimos para a limpeza da zona dos olhos.

• Bolsa para o lanche - Com isto acabámos com os saquinhos de plástico e fecho zip. Mesmo fazendo alguma reutilização, a esperança média de vida de uma bolsa destas é largamente superior à dos sacos com fecho zip, ainda que de sejam de boa qualidade. Estas são as Snack'n'Go da RollEat. Confesso que pensei na possibilidade DIY (sou amante de costuras e adoro inventar) mas fiz contas ao quanto ia gastar em tecido, velcro, tecido plastificado para o interior e deslocação e achei que não compensava. No entanto, aguardo o acumular de "restos" de tecidos para fazer umas quantas bolsinhas personalizadas.


• Tapete para embrulhar sandes - Com isto acabámos com as sandes embrulhadas em guardanapos, papel de cozinha ou papel de alumínio. Ajusta-se à dimensão necessária e é muito fácil de lavar o interior por se poder abrir na totalidade. E durante a degustação, serve como individual. Também é uma aquisição da RollEat, gama Boc'n'Roll. 

• Palhinha de bambu - não será um verdadeiro indispensável para mim, pois vivo bem sem elas. Usei muitas, é certo, mas quase sempre sem grande necessidade. Só há um local onde me custa verdadeiramente não usar palhinha - o McDonalds. Aqueles copos meio moles e as bebidas sempre com muito gelo fazem com que a "degustação" não seja a melhor. E ninguém vai ao McDonalds para não desfrutar da refeição certo? Já basta todo o peso na consciência sempre que nos lembramos das calorias que acabámos de ingerir. Entretanto recebi no meu aniversário um conjuntinho de eco-gifts onde estavam 2 palhinhas e 1 escovilhão - ambos da Bamstraw - pelo que passaram a fazer parte do meu kit. As de bambu, apesar de menos duradouras que as de inox, têm a vantagem de se poderem usar com frios ou quentes, sem problemas.

• Talheres de madeira - Durante muito tempo comia, ocasionalmente, "comida de marmita". Por norma, ou almoçava em casa ou no trabalho e por isso, quando levava almoço acabava por usar os talheres de casa. Deixou de me parecer útil andar com eles atrás agora que almoço muitas vezes fora de portas e estes encaixam na perfeição na bolsinha da palhinha. Assim, tenho o kit sempre comigo - também da Bamstraw.

1. Sacos  2. Garrafa  3. Escovas de dentes  4. Guardanapos de pano  5. Toalhas e discos desmaquilhantes  6. Bolsas para o lanche  7. Tapete para embrulhar sandes  8. Palhinhas de bambu  9. Talheres de madeira

Costumo adquirir estes e outros artigos eco-friendly na Pegada Verde e na #Granel.


É capaz de interessar

0 comentários