COVID-19 #3 - Proteção na doença e na parentalidade

by - março 15, 2020



É capaz de interessar

3 comentários

  1. Bom dia,
    Tenho um filho de 4meses e meio, que está neste momento em casa com o pai, que por sua vez está a gozar da licença de paternidade. O nosso filho não está inscrito em nenhum berçário uma vez que ele iria para casa dos meus pais, mas com o que estamos a viver, esta solução não será viável nos próximos tempos. O meu marido deve começar a trabalhar no dia 13 deste mês. Como ele trabalha numa IPSS a tomar conta de pessoas deficientes o que estão a sugerir aos funcionários é trabalharem durante uma semana, 24h, e ficam em casa 3 semanas (no qual as 1as duas semanas deve ficar em isolamento) e volta ao trabalho por mais uma semana e por aí vai. Eu também já regressei ao trabalho, em sistema de 25% uma vez que a minha empresa entrou em lay off, mas mesmo assim há dias que tenho que ir trabalhar. O que pretendemos saber é se o meu marido pode ficar em casa, com o filho, e ter direito ao apoio excepcional.
    Desde já agradeço qualquer ajuda que nos possa dar!
    Maiores cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era isto que faltava!6 de abril de 2020 às 00:30

      Boa noite,

      Antes de mais, parabéns pelo nascimento do filho - é e será sempre motivo de otimismo, festejo, alegria!

      Confesso que a sua situação é difícil de avaliar pois a verdade é que esse recém nascido precisa de ficar em casa com um dos pais e o apoio excecional criado para assistência a filhos apenas refere situações de fecho de escolas/creche.

      Infelizmente parece-me que o caminho não será por aí. Já pensaram na possibilidade de pedirem o prolongamento da licença (subsídio parental alargado)? O valor a receber é consideravelmente inferior ao que recebem neste momento - é pago apenas 25% da remuneração de referência, mas pode ser pedido para 3 meses e aí têm como garantido que aquele que pedir fica em casa com o bebé.

      De qualquer forma, se conseguirem confirmem diretamente com a segurança social se podem ou não ser abrangidos pelo apoio excecional - podem tentar a linha ou por mensagem na SS direta. Vou também solicitar esclarecimento quanto a isso. Se obtiver informação entro em contacto novamente.

      Espero ter ajudado.

      Até breve,
      EIQF!

      Eliminar
    2. Olá, muito boa tarde.

      Desde já estamos muito agradecidos pela ajuda.

      Infelizmente, como disse acima, os apoios excecionais não abrangem a nossa situação, como tal, seguimos o seu conselho e optamos pelo prolongamento da licença parental do meu marido. Não nos tinha ocorrido esta solução. Claro que não é a melhor, mas o que estávamos a ponderar era o meu marido pedir licença sem vencimento, por isso, mediante as opções que temos, a que sugeriu é o melhor para nós!

      Mais uma vez muito obrigada pela sua disponibilidade!

      Eliminar