Alerta economias #10 Verificação de faturas

by - fevereiro 22, 2019

Está mesmo a terminar o prazo para a verificação das faturas - segunda, dia 25 - no portal do e-fatura

Mesmo que vos pareça um programa aborrecido, não percam a oportunidade de verificar tudo o que está pendente e confirmar que todas (todas não, mas já vos explico melhor) as faturas em que pediram NIF foram efetivamente comunicadas pela empresa à AT. Isto pode significar uns bons euros a mais na vossa liquidação de IRS.

Dicas importantes:

» Têm que entrar e confirmar as faturas com todos os NIF's do agregado - sujeitos passivos e dependentes.

» Os produtos de farmácia com IVA a 6% são automaticamente associados a despesas de saúde. Os produtos com IVA a 23% ficam pendentes pois só são considerados como despesas de saúde se tiverem receita médica. Se não tiverem, passam para o departamento "despesas gerais". 

» As despesas de instituições públicas (como centros de saúde, hospitais, escolas) não aparecem agora. Também não aparecem agora despesas de bancos, seguros, rendas de senhorios com mais idade e IPSS. Estas despesas serão comunicadas pelas empresas/instituições entretanto e só vão aparecer em março no Portal das Finanças, na página específica de "Deduções à coleta". Por isso não devem inserir essas faturas manualmente. Se o fizerem, o sistema vai assumir em duplicado gerando divergências.

Ainda com dúvidas? Comenta 👇



É capaz de interessar

0 comentários