Ecodicas #1

by - janeiro 16, 2019

Desde 2015 que nos fomos habituando a levar os nossos sacos reutilizáveis sempre que vamos ao supermercado. Quem não se lembra da montanha de sacos disponíveis no final das caixas, usados sem regras, sem critério, sem limite. Recordo-me de pessoas que punham 2/3 produtos em cada saco para levarem muitos sacos para casa ou até de pessoas que levavam um molho de sacos extra, sem que ninguém dissesse nada.
Na altura muito se reclamou mas o que é certo é que rapidamente percebemos que seria um gasto extra (e completamente desnecessário) continuarmos a "trazer" sacos de plástico do supermercado. Infelizmente vivemos num país em que a maioria das pessoas só muda hábitos quando ganha ou perde dinheiro. Está na altura de percebermos que quando o planeta perde, nós (e os nossos) também perdem. 
Seguindo esta toada de eliminação dos sacos de plástico porque não começar a trazer a fruta e os legumes num saco reutilizável? E perguntam vocês: como pesar e colar a etiqueta? Fácil 👌🏼Pesam sem saco e colam a etiqueta 1) na lista das compras 2) no saco reutilizável 3) no rebordo do carrinho. Depois quando chegarem à caixa passam o saco e entregam as etiquetas ao funcionário (que as pode deitar fora assim que registar). 

Já levo alguns meses disto e posso garantir que é perfeitamente executável. Já me cruzei com olhares de dúvida, de reprovação mas também já expliquei a muitas pessoas o que estava a fazer, como fazer e - mais importante ainda - o porquê de o fazer. 
Até agora nunca tive problemas na caixa. Sou sempre confrontada com aquele olhar de surpresa (o que é grave pois significa que ainda há pouca gente a fazer o mesmo) mas nunca colocaram problemas. De qualquer forma, se forem confrontados com "como é que sei que pesou tudo?" podem sempre responder que quem é desonesto será sempre desonesto, quer pese dentro de sacos ou não. 

Da próxima vez que forem às compras, experimentem. E partilhem as vossas experiências. 😉


É capaz de interessar

0 comentários